sábado, 21 de março de 2009

Violencia contra Crianças

Não é apenas (que já seria muito) a pedofilia, mas há muitas outras violências contra as crianças. Neste universo cruel e barbaro, inclui-se, violência física, psicológica, discriminação, negligência e maus-tratos.
Ela vai desde abusos sexuais em casa a castigos corporais e humilhantes na escola; do uso de restrições físicas em casa à brutalidade cometida pelas forças da ordem, de abusos e negligência em instituições até às lutas de gangs nas ruas onde as crianças brincam ou trabalham; do infanticídio aos chamados «crimes» de honra.
Qual o pior dos crimes? Talvez seja a impunidade, a indiferença e o silêncio. Muitas mães calam-se diante às agressões de seus maridos para com os seus filhos. Muitas famílias e instituições "resolvem" os problemas "debaixo dos panos" para não causar escândalos.
A melhor arma contra a violência é a denúncia seguida de punição, uma punição "justa", e não a palhaçada que vemos nos noticiários todos os dias, de criminosos soltos ou a cumprir penas ridículas, que só faz é incentivar o crime.
No recente caso de crianças desaparecidas em Espanha, a menina Mari Luz Cortés, de 5 anos, foi encontrada no Rio Tinto de Huelva, o corpo já foi transferido para o instituto forense de Huelva.

Um comentário: